Matérias e Notícias

O que o PIX causou na contabilidade?

Com a implementação do PIX em meio à pandemia de 2020, os hábitos de pagamentos do brasileiro mudaram radicalmente. Rapidamente, pela sua agilidade na compensação – alguns segundos – o PIX passou a ser o principal meio para efetuar transferências, pagamentos e qualquer outro tipo de transação bancária.

Esse mudança não passou a ser apenas do brasileiro enquanto pessoa física, mas também das pessoas jurídicas, tendo em vista que transferências se finalizam praticamente na hora e o pagamento de contas chega ao credor no instante em que o pagamento da dívida é efetuado.

Em razão dessa rápida compensação, na abertura de novos CNPJ’s, por exemplo, já virou rotina ao contador orientar que os empresários façam os pagamentos via PIX, ao invés do tradicional código de barras dos boletos. O mesmo acontece com o pagamento de impostos, que tem baixa praticamente automática ao ser quitado via PIX.

Ainda mais, pagar por essa modalidade de transferência evita erros na digitação de guias e boletos, possibilitando um pagamento muito mais certeiro e evitando que o contador tenha que solicitar correção posteriormente.

Pix Automático

Com a chegada do PIX Automático prevista para o mês de outubro de 2024, o empresário poderá cadastrar junto ao contador que seus impostos sejam recolhidos automaticamente em uma data específica, assim como o pagamento de algumas contas previstas pelo Banco Central, o que possibilitará um controle muito maior para o contador e tornará praticamente impossível a perda de termos de vencimento, evitando juros e multas.

Atualmente, para se ter noção, o setor de contabilidade precisa contatar o cliente para enviá-lo as guias de pagamento e, então, esse a empresa faz a programação dos pagamentos individualmente. Logo, vê-se que o PIX transformou e seguirá transformando o jeito em que se atua na contabilidade.

Segundo informações do Banco Central, só no mês de março foram movimentados 178,7 milhões de reais por meio do PIX, um recorde de transações. Vale lembrar que partir do mês de abril de 2024, a única forma de pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) será através do PIX, o que por si só já seria suficiente para alterar o dia-a-dia e a logística de uma contabilidade.

Sabendo da importância que o PIX e suas nuances possui no cotidiano financeiro das empresas, nós da ContCommerce nos fortalecemos cada dia mais com profissionais qualificados no mercado, que estão sempre atualizando e prontos para atender de maneira personalizada aos mais diversos anseios.

Entre em contato com a gente e nos conte o que precisa. Com certeza temos o que você precisa para crescer. Juntos.

Saiba mais

Entre em contato

ContCommerce © 2024 All Rights Reserved R. Alexandre Herculano, 197 – 5° andar – Gonzaga | Santos – SP